Visita de estudo ao Lar da Misericórdia de Paços de Ferreira
A Instituição possui as seguintes valências:
• Lar de idosos;
• Centro de convívio;
• Apoio domiciliário.
Estas Instituições têm como objectivo a prevenção e reparação de situações de carência, proporcionar o bem-estar dos utentes, zelar por uma melhor qualidade de vida, acompanhar e apoiar as necessidades de cada utente.
Integração Particular: Os idosos dão um donativo para o alojamento, refeição, pagando posteriormente uma mensalidade onde não está incluído o funeral, a assistência médica e os medicamentos. 22 (vinte e duas) camas protocoladas pela Segurança Social. Os restantes pagam uma mensalidade consoante a reforma.
Se for um idoso independente é 70% da reforma;
Se for muito dependente é 85% da reforma.
No interior desta Instituição também podemos observar a existência de um quadro afixado com os nomes dos funcionários, as habilitações, as funções profissionais, um plano de actividades anual, um Organigrama da Instituição, bem como a referência ao livro de reclamações. Outros documentos afixados tais como: Mapas mensais de trabalho, mapas de trabalho do serviço de apoio ao domicílio, ementas semanais, regulamento interno das várias valências e o plano de actividades semanais.
No rés-do-chão deste edifício existem os seguintes compartimentos: cozinha, refeitório, sala de apoio, enfermaria, 8 quartos duplos com WC e 3 WC com ajuda técnica.
No 1º andar existem 11 quartos para pessoas independentes, sala dos trabalhos manuais, farmácia e um gabinete médico onde usufruem de um médico uma vez por semana.
No 2º andar encontram-se pessoas mais independentes, neste andar existe uma rampa de emergência dando um melhor e rápido acesso ao exterior do edifício.
Na frente do Lar encontram-se vestígios do antigo ensino preparatório, no qual pensam construir uma capela e o centro de dia.
Todos os idosos possuem de 3 dossiers (médico, administrativo e social).
Os Líderes são aqueles que produzem resultados, ao nível da gestão, com o esforço de cada pessoa, trabalhando em equipa, criando oportunidades de realização individual e um bom clima de trabalho entre todos. O tipo de Liderança existente nesta Instituição é a Democrática (participativa), em que o líder apresenta as suas propostas, estimulando a discussão e a tomada de decisões pelo próprio grupo e procura ser objectivo nas críticas e elogios, integrando-se como um membro de equipa, disposto a colaborar e não a impor o seu poder. Esta forma de liderança desenvolve o sentido de responsabilidade e compromisso pessoal, permite uma comunicação espontânea, um clima de satisfação, amizade e solidariedade dentro do grupo, no qual presenciei um momento de amizade e carinho entre a directora técnica Dr.ª Susana Leal e alguns idosos.
A Cultura Organizacional compreende um conjunto de propriedades do ambiente de trabalho, percebidas pelos empregados, constituindo-se numa das forças importantes que influenciam o comportamento. Assim podemos dizer que existe uma ligação entre cultura organizacional e liderança. Os líderes criam mecanismos de desenvolvimento da cultura como reforçam as normas e comportamentos expressos dentro dos seus limites.
Como já foi supra-citado, esta Instituição possui um organigrama onde mostra como estão dispostas as unidades funcionais, a hierarquia e as relações de comunicação existente entre eles. Trata-se então de um Organigrama Funcional, em que não só representa as relações hierárquicas, como também as relações funcionais da organização.
Tem várias formas de lazer, o que é uma boa maneira de manter ocupados os idosos.
Gostei da visita de estudo e de conhecer este espaço, que desde então elogiei as boas condições existentes.
Sem comentários:
Enviar um comentário